Um dos principais benefícios do crescimento de qualquer negócio é o ganho de escala. A lógica é conhecida por todos: quanto mais compramos de um produto, menos pagaremos por unidade. Isso se dá por um fator preponderante em negociações: o poder de barganha.
Nas 5 forças Porter, as quais já abordei anteriormente aqui no 90 segundos, duas dessas forças são diretamente relacionadas a poder de barganha: a do comprador e a do fornecedor.
A teoria se aplica não apenas a transações comerciais, mas a qualquer cenário que envolva negociações entre as partes. Você, como parte interessada, está buscando sempre ampliar sua importância na mesa, enfraquecendo o outro lado, para que os termos acordados se aproximem o máximo possível daquilo que você considera ideal. Porque quanto maior a distância de poderes entre as partes, maior será o favorecimento do lado mais forte.
Aliás, a própria experiência do Clube dos 13, embora excludente e elitista, provou a importância de uma negociação em conjunto. Nunca a arrecadação proporcional dos clubes cresceu tanto, e quem estava de fora queria entrar, porque sabia que ou você fazia parte do grupo de decisão, ou sobravam migalhas.
Dias sem união
A realidade atual é bem diferente.
Talvez munidos do espírito de “faça você mesmo” da era moderna das redes sociais, em que se segue caminho contra tudo e contra todos, em detrimento da união, os clubes decidiram abrir frentes que valem apenas para seu aspecto individual.
Só que por mais que o discurso de superação seja poderoso, ele jamais será capaz de derrotar conceitos econômicos e administrativos consolidados a séculos, e que ninguém ousa questionar. Negar isso e agir por conta é desfavorecer a própria instituição que se prometeu defender.
Temos, assim, que a individualidade de ações deve ocorrer no que tange ao campo de jogo e suas ramificações. Fora dele, mesmo que seja difícil se alinhar a rivais históricos em algumas frentes, é fundamental que se faça valer a lição de negócios.
É clichê, mas é verdade: a união faz a força.
Eu sou o Gabriel Galo e esse foi o 90 segundos especial para o Futebol SA. Me acompanhe também nas minhas redes sociais no @souogalo e no papodegalo.com.br! Um forte abraço e até a semana que vem
Acompanhe todos os áudios e textos do quadro “90 segundos” do Futebol S/A clicando aqui.
Ouça o programa completo sobre a importância da união dos clubes no Spotify e Google Podcasts.
Apoie!
Você pode contribuir de diversas maneiras. O mais rápido e simples: assinando a nossa newsletter. Isso abre a porta pra gente chegar diretamente até você, sem cliques adicionais. Tem mais. Você pode compartilhar este artigo com seus amigos, por exemplo. É fácil, e os botões estão logo aqui abaixo. Você também pode seguir a gente nas redes sociais (no Facebook AQUI e AQUI, no Instagram AQUI e AQUI e, principalmente, no Twitter, minha rede social favorita, AQUI). Mais do que seguir, participe dos debates, comentando, compartilhando, convidando outras pessoas. Com isso, o que a gente faz aqui ganha mais alcance, mais visibilidade. Ah! E meus livros estão na Amazon, esperando seu Kindle pra ser baixado.
Mas tem algo ainda mais poderoso. Se você gosta do que eu escrevo, você pode contribuir com uma quantia que puder e não vá lhe fazer falta. Estas pequenas doações muito ajudam a todos nós e cria um compromisso de permanecer produzindo, sem abrir mão da qualidade e da postura firme nos nossos ideais. Com isso, você incentiva a mídia independente e se torna apoiador do pequeno produtor de informações. E eu agradeço imensamente. Aqui você acessa e apoia minha vaquinha virtual no no Apoia.se.