A natureza do futebol é essencialmente humana. Por mais que se promovam avanços nos estudos em áreas como estatísticas, esquemas táticos e preparação física, sempre haverá aquele fator preponderante que arrisca colocar tudo a perder: o imponderável.
O imponderável é a variável sem controle da equação. Enquanto os outros elementos elevam a probabilidade de sucesso, uma série de faíscas imprevisíveis estão prontas para explodir, e que não são restritas ao campo de jogo.
Psicólogos ganharam prêmio Nobel em Economia ao provar que as nossas decisões são mais emocionais que racionais – mesmo aquelas que julgamos essencialmente racionais. Imaginar que o futebol seria exceção é ingênuo e equivocado.
E quem entra em campo, no fim, não são robôs, são seres humanos que chacoalham estas variáveis, carregando-as para dentro de campo, agindo e reagindo em cadeia, causa e consequência.
O papel do imponderável
Voltemos, então, à premissa. Temos que reconhecer o imponderável como elemento central no futebol.
Então por que grandes projetos podem dar errado? Honestamente: é impossível de se dizer ao certo. Para cada caso que deu errado, outros tantos deram certo. O equilíbrio da equação é sempre uma incógnita. O que se aplica a um, não necessariamente se aplica a outro.
Portanto, abracemos o ineditismo em todo seu esplendor, batalhando para que o básico controlável seja o melhor possível, reconhecendo essa limitação e deixando o destino agir ao seu acaso particular. Num esporte que vive de detalhes, é isso o que o torna absolutamente fascinante.
Eu sou o Gabriel Galo e esse foi o 90 segundos especial para o Futebol SA. Me acompanhem também nas minhas redes sociais no @souogalo e no papodegalo.com.br; E meus 2 livros novos “A inescapável breguice do amor” e “Não aperte minha mente” continuam à venda, hein? Use o cupom FUTEBOLSA na minha loja virtual para ganhar 10% de desconto. Meus amigos, um forte abraço e até a semana que vem.
Algumas das equipes mais estreladas que decepcionaram
Acompanhe todos os áudios e textos do quadro “90 segundos” do Futebol S/A clicando aqui.
Ouça o programa completo de 12 de dezembro de 2020 no Spotify e Google Podcasts.
Veja no YouTube do Futebol S/A!
Apoie!
Você pode contribuir de diversas maneiras. O mais rápido e simples: assinando a nossa newsletter. Isso abre a porta pra gente chegar diretamente até você, sem cliques adicionais. Tem mais. Você pode compartilhar este artigo com seus amigos, por exemplo. É fácil, e os botões estão logo aqui abaixo. Você também pode seguir a gente nas redes sociais (no Facebook AQUI e AQUI, no Instagram AQUI e AQUI e, principalmente, no Twitter, minha rede social favorita, AQUI). Mais do que seguir, participe dos debates, comentando, compartilhando, convidando outras pessoas. Com isso, o que a gente faz aqui ganha mais alcance, mais visibilidade.
Livros!
Ah! E tem também os meus livros! “Futebol é uma Matrioska de Surpresas” (2018), com contos e crônicas sobre a Copa do Mundo da Rússia, está na Amazon, esperando seu Kindle pra ser baixado. Além disso, em dezembro de 2020 lancei meus 2 livros novos de contos e crônicas, disponíveis aqui mesmo na minha loja virtual: “A inescapável breguice do amor” e “Não aperte minha mente“.
Mas tem algo ainda mais poderoso. Se você gosta do que eu escrevo, você pode contribuir com uma quantia que puder e não vá lhe fazer falta. Estas pequenas doações muito ajudam a todos nós e cria um compromisso de permanecer produzindo, sem abrir mão da qualidade e da postura firme nos nossos ideais. Com isso, você incentiva a mídia independente e se torna apoiador do pequeno produtor de informações. E eu agradeço imensamente. Aqui você acessa e apoia minha vaquinha virtual no no Apoia.se.