O fim do primeiro turno de um campeonato é simbólico para entender quais as pretensões de cada clube. E indica também realidades que podem ser difíceis de se aceitar.
Na Série A, os 3 primeiros colocados têm técnicos estrangeiros. Se antes se dizia que a qualificação de técnicos brasileiros não se equiparava ao do resto do mundo, bem, este ano deixou essa impressão com ar de certeza. Só pra não haver dúvidas: quantos técnicos brasileiros treinam equipes europeias mesmo? Exatamente: NENHUM.
Dupla Ba-Vi no fim do primeiro turno
Trazendo o assunto pra dentro de casa, a avaliação de meio de temporada indica que os caminhos apontados pela dupla Ba-Vi são profundamente diferentes em termos de expectativa e realidade. Ambos falharam na busca pelo próximo passo
Caíram cedo demais na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste.
E agora se veem envoltos em lutas contra o rebaixamento em suas respectivas divisões. Com isso, foram obrigados, pelos resultados negativos, a reverem o rumo. Trocaram de técnico, contrataram, dispensaram, mas continuam sem empolgar.
Pro Bahia, por exemplo, nada de Libertadores.
O caso do Vitória é ainda mais grave. Apesar de tudo, o clube parece habitar uma realidade paralela, mantendo da boca pra fora uma mensagem de acesso que é diametralmente oposta ao que produz.
Dura realidade
Claro, ambos podem surpreender e dispararem para segundos turnos diferentes. Tudo é possível. O problema não é possibilidade, mas um de probabilidade. E o histórico de ambos nesse 2020 é de que a reação é altamente improvável.
Nesta marca de fim do primeiro turno, portanto, é hora de baixar a bola, adaptar expectativas e encarar a realidade. É explícito e inegável: os projetos de futebol de ambos neste ano deram muito errado. E reconhecer os erros é fundamental para corrigi-los. Senão, bate na madeira!, pode ser tarde demais.
Eu sou o Gabriel Galo e esse foi o 90 segundos especial para o Futebol SA. Me acompanhe também pelas redes sociais no @souogalo e no papodegalo.com.br. Um forte abraço e até a semana que vem.
Acompanhe todos os áudios e textos do quadro “90 segundos” do Futebol S/A clicando aqui.
Ouça o programa completo sobre o balanço no fim do primeiro turno no Spotify e Google Podcasts.
Veja no YouTube do Futebol S/A!
Apoie!
Você pode contribuir de diversas maneiras. O mais rápido e simples: assinando a nossa newsletter. Isso abre a porta pra gente chegar diretamente até você, sem cliques adicionais. Tem mais. Você pode compartilhar este artigo com seus amigos, por exemplo. É fácil, e os botões estão logo aqui abaixo. Você também pode seguir a gente nas redes sociais (no Facebook AQUI e AQUI, no Instagram AQUI e AQUI e, principalmente, no Twitter, minha rede social favorita, AQUI). Mais do que seguir, participe dos debates, comentando, compartilhando, convidando outras pessoas. Com isso, o que a gente faz aqui ganha mais alcance, mais visibilidade. Ah! E meus livros estão na Amazon, esperando seu Kindle pra ser baixado.
Mas tem algo ainda mais poderoso. Se você gosta do que eu escrevo, você pode contribuir com uma quantia que puder e não vá lhe fazer falta. Estas pequenas doações muito ajudam a todos nós e cria um compromisso de permanecer produzindo, sem abrir mão da qualidade e da postura firme nos nossos ideais. Com isso, você incentiva a mídia independente e se torna apoiador do pequeno produtor de informações. E eu agradeço imensamente. Aqui você acessa e apoia minha vaquinha virtual no no Apoia.se.