Há muito tempo eu decidi algo que me trouxe muita paz de espírito: não entre em debate de ranking de absolutamente nada, nem eleições para melhores ou piores, até mesmo comparações entre épocas distintas. O que essa besteira absurda de maior e melhor? Cristiano Ronaldo é maior, Messi é melhor, significa o quê, exatamente, senão nada?
Porque ou os critérios de avaliação são objetivos, ou é uma discussão sobre o sexo dos anjos. Opiniões são gostos e vivências, e o que faz sentido para um, pode não fazer para outro, e cada um que banque seus quereres, porque não me dizem respeito.
Mas as pessoas adoram uma discussão fervorosa sobre como o seu gosto é melhor e mais perfeito que o outro! E como gostam!
Ranking é treta
Sentem-se atraídas a mostrar o quanto as razões individuais deveriam formar o consenso coletivo. E, pior: se diante de uma pretensa injustiça, partem pra cima com pedras na mão. Para estes, ter visão divergente é ofensa pessoal, como se a não validação coletiva significasse a extinção do que é individual.
Enquanto isso, os proprietários de contas das redes sociais se divertem incitando paixões pelo estômago, que não levam a lugar nenhum, mas nos engajamos nas postagens. Basta ver o quanto se apela constantemente a este tipo de recurso.
A polêmica vazia move montanhas. Adoramos uma treta. As redes sociais estão aí pra isso. Mas servir de marionete para engajamento, perdendo tempo com polêmicas vazias, feitas especialmente para manipular sentimentos desagradáveis, bem, dessas me afasto. E vou ver o futebol na perspectiva que me cabe: apreciando o espetáculo.
Eu sou Gabriel Galo e esse foi o 90 segundos especial para o Futebol SA. Me acompanhem também nas minhas redes sociais no @souogalo e no papodegalo.com.br. Um forte abraço e até a semana que vem.
Acompanhe todos os áudios e textos do quadro “90 segundos” do Futebol S/A clicando aqui.
Ouça o programa completo sobre ranking no futebol, de 19 de dezembro de 2020, no Spotify e Google Podcasts.
Veja no YouTube do Futebol S/A!
Apoie!
Você pode contribuir de diversas maneiras. O mais rápido e simples: assinando a nossa newsletter. Isso abre a porta pra gente chegar diretamente até você, sem cliques adicionais. Tem mais. Você pode compartilhar este artigo com seus amigos, por exemplo. É fácil, e os botões estão logo aqui abaixo. Você também pode seguir a gente nas redes sociais (no Facebook AQUI e AQUI, no Instagram AQUI e AQUI e, principalmente, no Twitter, minha rede social favorita, AQUI). Mais do que seguir, participe dos debates, comentando, compartilhando, convidando outras pessoas. Com isso, o que a gente faz aqui ganha mais alcance, mais visibilidade.
Livros!
Ah! E tem também os meus livros! “Futebol é uma Matrioska de Surpresas” (2018), com contos e crônicas sobre a Copa do Mundo da Rússia, está na Amazon, esperando seu Kindle pra ser baixado. Além disso, em dezembro de 2020 lancei meus 2 livros novos de contos e crônicas, disponíveis aqui mesmo na minha loja virtual: “A inescapável breguice do amor” e “Não aperte minha mente“.
Mas tem algo ainda mais poderoso. Se você gosta do que eu escrevo, você pode contribuir com uma quantia que puder e não vá lhe fazer falta. Estas pequenas doações muito ajudam a todos nós e cria um compromisso de permanecer produzindo, sem abrir mão da qualidade e da postura firme nos nossos ideais. Com isso, você incentiva a mídia independente e se torna apoiador do pequeno produtor de informações. E eu agradeço imensamente. Aqui você acessa e apoia minha vaquinha virtual no no Apoia.se.