Lendo agora
90 Segundos @ Futebol S/A (#027): 5 mudanças que eu faria no futebol

90 Segundos @ Futebol S/A (#027): 5 mudanças que eu faria no futebol

Futebol S/A, futebol sa, Gabriel Galo, 5 mudanças, futebol, 90 segundos,


Pode-se observar a relevância do futebol sob uma miríade de perspectivas.

Mas, neste exercício proposto, das 5 mudanças que eu faria no futebol, parto de uma realidade específica: a do Brasil, não a do esporte como um todo.

Também não vou recorrer a argumentos vagos demais nem confundir objetivos e metas com ações práticas.

Dentre as questões, eu poderia falar, por exemplo, de redefinição de calendário. Mas isto é objetivo, não ação. É premissa que deve permear conjunto de atividades. Por isso, apesar de fundamental, redefinição de calendário não entra aqui, pelo menos não agora.

Apelo, portanto, ao que pode ser executado desde já, com referências estabelecidas.

Então, vamos a elas:

1. Sócios-torcedores com no mínimo 50% + 1 das ações de um clube, tal qual acontece na Alemanha, protegendo as instituições de aventureiros que tenham conflitos de interesses com os da torcida.

2. Leis que responsabilizem criminalmente dirigentes, punindo aqueles que agem de maneira irresponsável por gestões temerárias e malfeitos dentro do futebol.

3. Comprovação de origem de recursos. Todo dinheiro envolvido no futebol tem que ter origem comprovadamente lícita, para além do Fair Play financeiro.

4. Equalização na distribuição de recursos e premiações, tendo o modelo inglês como referência.

E por último,

5. Atualização do curso de formação de treinadores, equiparado aos níveis mais altos da UEFA e regulamentação da profissão de árbitro de futebol.

Estes itens – e eu sei, há muitos outros mais – não resolvem tudo, claro. Tampouco são fáceis de serem efetivados. Mas inegavelmente são urgentes. E indicam um possível caminho ao futebol brasileiro.

Eu sou Gabriel Galo e esse foi o 90 segundos especial para o Futebol SA. Me acompanhem também nas minhas redes sociais no @souogalo e no papodegalo.com.br. Um forte abraço, e até a semana que vem.


Acompanhe todos os áudios e textos do quadro “90 segundos” do Futebol S/A clicando aqui.


Ouça o programa completo sobre as 5 coisas que eu mudaria no futebol, de 13 de fevereiro de 2021, no SpotifyGoogle Podcasts.


Veja no YouTube do Futebol S/A!


Assine nossa newsletter!

Conteúdo exclusivo e 100% autoral, direto no seu email.


Apoie!

Antes de você sair…. Tudo o que você lê, ouve e assiste aqui no Papo de Galo é essencialmente grátis. Inclusive o que escreve em outros lugares vêm pra cá, sem paywall. E vem muito mais pela frente! Os planos para criar cada vez mais conteúdo exclusivo e 100% autoral são muitos: a Papo de Galo_ revista é só o primeiro passo. Vem por aí podcasts, vídeos, séries… não há limites para o que pode ser feito! Mas para isso eu preciso muito de sua ajuda.

Você pode contribuir de diversas maneiras. O mais rápido e simples: assinando a nossa newsletter. Isso abre a porta pra gente chegar diretamente até você, sem cliques adicionais. Tem mais. Você pode compartilhar este artigo com seus amigos, por exemplo. É fácil, e os botões estão logo aqui abaixo. Você também pode seguir a gente nas redes sociais (no Facebook AQUI e AQUI, no Instagram AQUI e AQUI e, principalmente, no Twitter, minha rede social favorita, AQUI). Mais do que seguir, participe dos debates, comentando, compartilhando, convidando outras pessoas. Com isso, o que a gente faz aqui ganha mais alcance, mais visibilidade.

Livros!

Ah! E tem também os meus livros! “Futebol é uma Matrioska de Surpresas” (2018), com contos e crônicas sobre a Copa do Mundo da Rússia, está na Amazon, esperando seu Kindle pra ser baixado. Além disso, em dezembro de 2020 lancei meus 2 livros novos de contos e crônicas, disponíveis aqui mesmo na minha loja virtual: “A inescapável breguice do amor” e “Não aperte minha mente“.

Mas tem algo ainda mais poderoso. Se você gosta do que eu escrevo, você pode contribuir com uma quantia que puder e não vá lhe fazer falta. Estas pequenas doações muito ajudam a todos nós e cria um compromisso de permanecer produzindo, sem abrir mão da qualidade e da postura firme nos nossos ideais. Com isso, você incentiva a mídia independente e se torna apoiador do pequeno produtor de informações. E eu agradeço imensamente. Aqui você acessa e apoia minha vaquinha virtual no no Apoia.se.


Ver Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail jamais será publicado.

© Papo de Galo, desde 2009. Gabriel Galo, desde 1982.