Dizem por aí que o Carnaval de 2021 acabou, que a data já era, foi coisa da semana passada. Mas bato o pé, pois não acredito. Isso porque me baseio em princípios lógicos imutáveis, quais sejam: 1. algo que nem começou não pode ter terminado; 2. porque eu quero e ponto. Então vamos à ressaca de Carnaval.
Assim, sai o primeiro Suplemento da Papo de Galo_ revista, o da edição #11. E vem um luxo só, contando histórias de personagens maravilhosos dos Carnavais. Se ligue no line up:
A revista abre contando a experiência de Charles Darwin no Carnaval de 1832. E de lambuja, publico todas as entradas em seu diário durante a estada na Bahia. Imperdível. Senta que lá vem história.
Depois, o jornalista e vencedor do Prêmio Jabuti Tom Cardoso relembra seus Carnavais do fim dos anos 70, quando seus pai deixavam ele e seu irmão “dormindo” dentro da Variant estacionada perto da Praça Castro Alves e se metiam a pular com a multidão, acreditando que nada de ruim aconteceria.
Em 2019, o encontro entre Neymar e Anitta na Sapucaí provocou abalos sísmicos, causando desmoronamentos em relacionamentos mais. Ficou provado ali que o craque sabe tudo de dibre, mas não entende nada de zignau.
Tem também duas crônicas sobre o Carnaval. “Alaor” é a história de um homem que odeia a festa, com justificativa que vai amolecer esse seu coração de pedra, caro leitor, estimada leitora. Já “Dicionário moderno” atualiza verbetes relacionados à folia.
Por fim, 2 contos que fazem do meu livro “A inescapável breguice do amor“, ambientados no fevereiro, ganham as páginas deste suplemento. “Retiro de Carnaval” traz o casal Carlos e Juliana, que resolvem fugir para um retiro espiritual, alimentando a mente, em vez dos vícios da carne. E “Remissão dos pecados” narra a atuação de Marinalva, que se transforma no Carnaval em alguém que ela gostaria de ser.
Bora ler?
_ ACONTECEU EM…
_ CRÔNICAS
_ CONTOS
_ EXTRA
Leia online!
Abaixo, a versão para melhor visualização no celular.
Ah! Fica melhor escolher opção de modo de apresentação, ok? Basta clicar no ícone >> do lado direito da barra superior e escolher a opção “Modo de apresentação”.
[wonderplugin_pdf src=”https://papodegalo.com.br/wp-content/uploads/2021/02/011-Ressaca-de-Carnaval-Personagens.pdf” width=”100%” height=”900px” style=”border:0;”]A Papo de Galo_ revista é uma publicação que quer estimular o debate. Portanto, sinta-se à vontade para entrar em contato e me contar o que achou da edição, do tema manifestação, resistência e democracia, da abordagem e análise, como a revista pode melhorar, e o que mais você achar pertinente. Me manda uma mensagem no [email protected], que eu terei o maior prazer em ler o que você tem a dizer!
E se você puder, espalhe a revista por aí para que mais gente tenha acesso!
Se você recebeu chegou até aqui, mas não está cadastrado na minha newsletter, aproveite e se inscreva agora mesmo! Assim você recebe os avisos de novos conteúdos diretamente no seu email, uma vez por semana.
Me siga também no Twitter, a minha rede social preferida, em @souogalo.
Contribua!
Você pode contribuir de diversas maneiras. O mais rápido e simples: assinando a newsletter. Isso abre a porta pra gente chegar diretamente até você, sem cliques adicionais. Tem mais. Você pode compartilhar este artigo com seus amigos, por exemplo. É fácil, e os botões estão logo aqui abaixo. Você também pode seguir a gente nas redes sociais (no Facebook AQUI e AQUI, no Instagram AQUI e AQUI e, principalmente, no Twitter, minha rede social favorita, AQUI). Mais do que seguir, participe dos debates, comentando, compartilhando, convidando outras pessoas. Com isso, o que a gente faz aqui ganha mais alcance, mais visibilidade.
Livros!
Ah! E tem também os meus livros! “Futebol é uma Matrioska de Surpresas” (2018), com contos e crônicas sobre a Copa do Mundo da Rússia, está em fase de finalização de sua segunda edição. Além disso, em dezembro de 2020 lancei meus 2 livros novos de contos e crônicas, disponíveis aqui mesmo na minha loja virtual: “A inescapável breguice do amor” e “Não aperte minha mente“.
Apoie: assine a Papo de Galo!
Mas tem algo ainda mais poderoso. Se você gosta do que eu escrevo, você pode contribuir com uma quantia que puder e não vá lhe fazer falta. Estas pequenas doações muito ajudam a todos nós e cria um compromisso de permanecer produzindo, sem abrir mão da qualidade e da postura firme nos nossos ideais. Com isso, você incentiva a mídia independente e se torna apoiador do pequeno produtor de informações. E eu agradeço imensamente. Aqui você acessa e apoia minha vaquinha virtual no no Apoia.se.