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O limite da traição: uma obra-prima

O limite da traição: uma obra-prima

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Segunda-feira, dia 6 de abril de 2020. Nesta data, externo a quem interessar possa: fui testemunha ocular da história.

Não, não me refiro à entrevista coletiva de um Ministro da Saúde escaldando um pseudo-presidente. Não, não, incauto sem imaginação. Falo de algo maior. De algo que daqui a anos será objeto de cultos e de peregrinações. De algo que efetivamente pode se dizer o maior de todos os tempos.

Quando a noite era alta, naveguei na Netflix e, por obra do destino, esse saci matreiro, apertei o play para assistir O limite da traição (A fall from grace), na Netflix. E, numa mistura de orgulho e incredulidade, afirmo, relembrando aquele bordão de antanho: meninos, eu vi. No caso, meninos, eu vi o pior filme já feito na história.

Segundo o catálogo da plataforma de streaming, um filme de suspense. Qual o quê! Não, dona Netflix, não é suspense. Jordan Peele se envergonha desta indireta comparação. Depois de analisar minuciosamente os detalhes da trama, não resta outra categoria senão a de comédia, mas daquelas surrealistas, que é outra onda (beijo, Caetano).

Pense em TUDO o que faz um péssimo filme. Nele tem. E melhorados, aperfeiçoados em sua ruindade.

Diálogos impossíveis em roteiro escabroso, ditado por atuações delirantes. Figurantes que miram a câmera, atores que não seguram o riso. O casal mais sem química da história. Personagens que beiram a total incapacidade cognitiva. Mulheres que dormem maquiadas e de brinco, levantando-se com cabelos perfeitamente penteados, como se a produção fosse feita pela Televisa, a dramalhona produtora das novelas mexicanas que por cá aportam no SBT. Narrações em off de fazer o Padilha desistir de usar nos seus próximos filmes. Um taco de beisebol (?) ali, disponível, na sala da casa da senhorinha cidadã-perfeita-injustiçada, prestes a se tornar arma do crime. Uma mulher condenada por assassinato sem ter um morto pra chamar de seu. Um policial que algema os outros e os deixa sozinhos, para que fujam com mais facilidade. A lista é longa, quase infinita.

Nada se salva. Absolutamente nada.

E é nessa ruindade tão visceral que está o destaque desse filme. O filme é tão ruim, mas tão ruim, que é impossível parar de ver. A cada novo take, uma gargalhada lhe espera, porque como se manter impávido diante de tanta canastrice?

Alguns, mais exaltados, vão dizer que o final é (cof, cof) surpreendente. Aqui, há explicação a partir de dois fenômenos. O primeiro, talvez, seja a síndrome de Estocolmo.

O segundo faz lembrar aquela historinha boba da esposa que chega em casa com uma bolsa caríssima. O marido, ao tempo em que elogia a beleza da peça, pergunta quanto custou. “10 mil reais”, diz a esposa, para desespero do marido. “Brincadeira, brincadeira, foi só 4 mil…”, e ele a abraça aliviado. Ou seja: é uma questão de comparação de expectativa.

Porque, se for por meritocracia, ‘O limite da traição’ será, para sempre, hors concours no Framboesa de Ouro.

Ora, não vamos aqui deixar de dar crédito e reconhecer a perfeição quando ela, tão rara, se vê. Trata-se, sem sombra de dúvida, de uma grandíssima obra de arte em termos de ruindade. Mas não qualquer obra. Não e nécaras! É obra-prima, daquelas que redefinem a percepção da arte.

Assim, há de se sacramentar: nunca houve nada tão ruim. Ou pelo menos nada me vêm na mente até agora que faça frente a ‘O limite da traição’, julgamento eventualmente impactado pela tinta fresca da infâmia. Abaixo dele, ninguém.

Assim, penso que daqui a 30 anos hipsters vão combinar grandes encontros para para assistir a este ápice do cine trash, e chorarão de emoção e de tanto rir.

‘O limite da traição’ é um cristal de perfeição. A ruindade em seu estado mais puro. Um diamante de despautério. Um espetáculo de desgraça.

E ainda provoca aquela sensação estranhíssima no espectador, que se vê envolto em sentimentos tão aparentemente conflitantes. Desespero por ainda persistir assistindo a algo tão pavoroso, alegria pela diversão inesperada diante do absurdo e orgulho por poder se dizer testemunha de algo único. Ou pelo menos é a mentira que a gente se conta pra justificar duas horas despendidas na função.

Assista. Você não vai se arrepender. E vai também. Tudo junto e misturado. É o melhor pior filme de todos os tempos.


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