Lendo agora
90 Segundos @ Futebol S/A (#029): Futebol carioca

90 Segundos @ Futebol S/A (#029): Futebol carioca

Imagem mostra partes dos distintivos dos 4 grandes clubes do futebol carioca, Vasco da Gama, Fluminente, Botafogo e Flamengo.


Clubes de futebol são espelhos da cultura e da história dos locais onde eles estão.

No caso do Rio de Janeiro, o paralelo para a decadência do futebol carioca tem estes traços.

A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro traz em seu nome o trauma do sebastianismo português, aquele que espera o retorno do grande líder que vai colocar o país de volta nos eixos e o conduzir à glória.

Adicionalmente, a partir do momento em que o Rio de Janeiro se tornou capital, importou todo uma burocracia que institucionalizou o jeitinho ao poder real. A monarquia tratou de fazer valer a carteirada como status maior do império – algo presente desde o embrião de Brasil – e a grandiloquência da administração pública elevou o Rio à condição de líder inconteste do país.

Percebam os nomes dos periódicos do Rio e os comparem, por exemplo, aos de São Paulo. O Rio fala ao Brasil e ao mundo, enquanto São Paulo é bairrista.

Sempre houve, portanto, grandiosidade no Rio.

Mas depois da mudança da capital da República para Brasília, o Rio perdeu um elemento que era fundamental para equilibrar essa sua identidade. Sem o poder, as mazelas da cidade foram escancaradas.

Ganhou ainda mais força o jeitinho. Cresceu na gente a herança cultural de desejar ver nascer um novo grande líder provedor. Tudo sempre carregado de uma certa grandiosidade histórica. Ou seja, com olhos fixos no retrovisor.

Nesse sentido, o futebol carioca é o espelho da cidade e do estado.

Um tanto decadente, ansiando pelo retorno de grandes líderes – lembremos, Eurico Miranda promoveu golpes em eleições recentes, o Botafogo espera a salvação pelos irmãos investidores, o Fluminense viveu suas últimas glórias com Celso de Barros ganhando bandeirão na arquibancada –, se agarrando à grandiosidade de outrora e ignorando por completo as atualizações necessárias para reequilibrar a equação de sua cultura e poder, enfim, olhar para frente.

O primeiro passo para o futebol carioca é entender que o mundo mudou. E que a história grandiosa, há tempos, deixou de ser condição para que mantenha grande. E a lição está no próprio quintal. A volta por cima do Flamengo é caso de sucesso. Resta torcer para que, no caso de Vasco e Botafogo, não seja tarde demais.

Eu sou Gabriel Galo e esse foi o 90 segundos especial para o Futebol SA. Me acompanhe também nas minhas redes sociais no @souogalo e no papodegalo.com.br; Um forte abraço, e até a semana que vem.


Acompanhe todos os áudios e textos do quadro “90 segundos” do Futebol S/A clicando aqui.


Ouça o programa completo sobre o futebol carioca, de 06 de março de 2021, no SpotifyGoogle Podcasts.


Veja no YouTube do Futebol S/A!


Assine nossa newsletter!

Conteúdo exclusivo e 100% autoral, direto no seu email.


Apoie!

Antes de você sair…. Tudo o que você lê, ouve e assiste aqui no Papo de Galo é essencialmente grátis. Inclusive o que escreve em outros lugares vêm pra cá, sem paywall. E vem muito mais pela frente! Os planos para criar cada vez mais conteúdo exclusivo e 100% autoral são muitos: a Papo de Galo_ revista é só o primeiro passo. Vem por aí podcasts, vídeos, séries… não há limites para o que pode ser feito! Mas para isso eu preciso muito de sua ajuda.

Você pode contribuir de diversas maneiras. O mais rápido e simples: assinando a nossa newsletter. Isso abre a porta pra gente chegar diretamente até você, sem cliques adicionais. Tem mais. Você pode compartilhar este artigo com seus amigos, por exemplo. É fácil, e os botões estão logo aqui abaixo. Você também pode seguir a gente nas redes sociais (no Facebook AQUI e AQUI, no Instagram AQUI e AQUI e, principalmente, no Twitter, minha rede social favorita, AQUI). Mais do que seguir, participe dos debates, comentando, compartilhando, convidando outras pessoas. Com isso, o que a gente faz aqui ganha mais alcance, mais visibilidade.

Livros!

Ah! E tem também os meus livros! “Futebol é uma Matrioska de Surpresas” (2018), com contos e crônicas sobre a Copa do Mundo da Rússia, está na Amazon, esperando seu Kindle pra ser baixado. Além disso, em dezembro de 2020 lancei meus 2 livros novos de contos e crônicas, disponíveis aqui mesmo na minha loja virtual: “A inescapável breguice do amor” e “Não aperte minha mente“.

Mas tem algo ainda mais poderoso. Se você gosta do que eu escrevo, você pode contribuir com uma quantia que puder e não vá lhe fazer falta. Estas pequenas doações muito ajudam a todos nós e cria um compromisso de permanecer produzindo, sem abrir mão da qualidade e da postura firme nos nossos ideais. Com isso, você incentiva a mídia independente e se torna apoiador do pequeno produtor de informações. E eu agradeço imensamente. Aqui você acessa e apoia minha vaquinha virtual no no Apoia.se.


Ver Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail jamais será publicado.

© Papo de Galo, desde 2009. Gabriel Galo, desde 1982.