Lendo agora
Sobre a camisa do Fluminense

Sobre a camisa do Fluminense

Fluminense, Rivellino, camisa, uniforme, crônica, Papo de Galo, Papo de Galo_ revista, revista, Gabriel Galo,

Peraí, Fluminense!

Coé, mermão?

Não é que eu seja conservador.

Tampouco significa que eu não saiba da importância que o patrocinador tem para o esporte. Estar com a frente da camisa limpa é sinal de perda de valor da instituição, que não atrai dinheiro como gostaria—em meio à crise no Brasil, quem o faz?—e com isso perde poderio para armar esquadrões melhores.

Tudo isso eu sei.

Mas, você há de concordar. A beleza de um uniforme de futebol sem patrocínio é sublime.

Talvez porque remeta a uma época de antigamente, do futebol-paixão, que, se transacionava altas somas, mantinha o manto limpo e a geral torcendo dentro do estádio. Memória afetiva.

Ainda mais quando um uniforme é, talvez, algo surreal. Algo como o padrão #1 do Fluminense carioca.

Há um tempo fui cancelado por conta de uma crônica sobre o Bahia, rival do meu time de coração. Teimoso, incorro no mesmo risco agora.

Possivelmente não há uniforme mais belo que estes recentes do Fluminense.

Por quê?

Ah, você é dessas pessoas, é?
Então tome: porque sim. 

Posso nem falar do que gosto que o povo fica cheio de me convença.

É a porra um negócio desse?


Ganso, PH Ganso, Paulo Henrique Ganso, Fluminense, Maracanã, uniforme, futebol, Papo de Galo, Gabriel Galo, crônica,

Crônica publicada pela primeira vez com exclusividade na Papo de Galo_ revista #5, página 50.


hospitais de campanha, hospital de campanha, Papo de Galo, Papo de Galo_ revista, capa, Gabriel Galo,
Capa da edição #5 da Papo de Galo_ revista sobre hospitais de campanha em estádios esportivos.

Assine nossa newsletter!

Conteúdo exclusivo e 100% autoral, direto no seu email.


Apoie!

Antes de você sair…. Tudo o que você lê, ouve e assiste aqui no Papo de Galo é essencialmente grátis. Inclusive o que escreve em outros lugares vêm pra cá, sem paywall. Mas vem muito mais pela frente! Os planos para criar cada vez mais conteúdo exclusivo e 100% autoral são muitos: a Papo de Galo_ revista é só o primeiro passo. Vem por aí podcasts, vídeos, séries… não há limites para o que pode ser feito! Mas para isso eu preciso muito de sua ajuda.

Você pode contribuir de diversas maneiras. O mais rápido e simples: assinando a nossa newsletter. Isso abre a porta pra gente chegar diretamente até você, sem cliques adicionais. Tem mais. Você pode compartilhar este artigo com seus amigos, por exemplo. É fácil, e os botões estão logo aqui abaixo. Você também pode seguir a gente nas redes sociais (no Facebook AQUI e AQUI, no Instagram AQUI e AQUI e, principalmente, no Twitter, minha rede social favorita, AQUI). Mais do que seguir, participe dos debates, comentando, compartilhando, convidando outras pessoas. Com isso, o que a gente faz aqui ganha mais alcance, mais visibilidade. Ah! E meus livros estão na Amazon, esperando seu Kindle pra ser baixado.

Mas tem algo ainda mais poderoso. Se você gosta do que eu escrevo, você pode contribuir com uma quantia que puder e não vá lhe fazer falta. Estas pequenas doações muito ajudam a todos nós e cria um compromisso de permanecer produzindo, sem abrir mão da qualidade e da postura firme nos nossos ideais. Com isso, você incentiva a mídia independente e se torna apoiador do pequeno produtor de informações. E eu agradeço imensamente. Aqui você acessa e apoia minha vaquinha virtual no no Apoia.se.


Ver Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail jamais será publicado.

© Papo de Galo, desde 2009. Gabriel Galo, desde 1982.