Lendo agora
Editorial revista #15

Editorial revista #15

A edição passada da Papo de Galo_ revista, a #14, sobre o aniversário de Salvador foi um marco nessa pequena publicação. Os acessos à revista em .pdf se contou na casa de alguns milhares.

No nosso site, o papodegalo.com.br, os acessos se sucederam na casa de dezenas de milhares. As matérias, perfis, ensaios, crônicas e afins foram compartilhados por muita gente que respeito e admiro. Até o Esporte Clube Bahia, ora, mas vejam!, publicou um dos textos, de Faustino Menezes.

Parece pouco para um portal ou grande revista de publicação, mas, veja, não é. Nos últimos dias, a mensagem chegou para dezenas de milhares de pessoas. E para uma publicação inteiramente independente, sem qualquer recurso, só no braço de um quase-lunático que entende que devemos criar nossos próprios espaços de comunicação, e com boa vontade de dezenas de pessoas para ter seu conteúdo disponibilizado, é um resultado que motiva. Estamos no caminho certo, seja lá qual é o caminho. Seguimos apenas com esta vontade e uma premissa clara de linha editorial: nada de notícias caça-clique, amplificar o debate de temas progressistas e dar voz ao máximo possível de pessoas.

O sucesso da última, claro, impõe mais desafios daqui pra frente. E esta edição sai com alguns dias de atraso.

No fim de semana dos dias 9, 10 e 11, por uma falha sistêmica, meu site ficou fora do ar. Isso atrapalhou a divulgação, por supuesto. E empurrou-se uma semana pra frente.

Mas hoje é terça, dia 20, não sexta, dia 16. Pois é. E a chave para isso foi o ensaio que abre essa revista na página seguinte. Um trabalho intenso de pesquisa para contextualizar a mentira sobre diversos aspectos.

E por que a mentira?

Porque num acesso de esperança, minha intenção era publicar este número no dia 2 de abril, após o da mentira. Tolo que sou. Nos primórdios, esta revista arriscou ser semanal, e estava levando a vida de quem vos escreve ao limite do cansaço físico e psicológico. O tema estava ali, dado. E ficou, mesmo com os adiamentos.

Ficou porque em era de pós-verdade, a mentira está em toda parte. Sublimam-se fatos, abusando de gatilhos psicológicos manipulativos, para que a mentira ganhe corpo, inclusive assumindo as vezes de verdade substituta.

Nesta edição também vamos trazer muita literatura, fazendo o que podemos para amenizar um pouco que seja o ambiente. Mesmo que venha depois de um ensaio. Tem Manoel de Barros, texto in memoriam, micro-contos e crônicas, fotos de Alice Gama e muito mais.

Boa leitura.


Editorial publicado na Papo de Galo_ revista #15, de 16 de abril de 2021, página 7.


Capa da Papo de Galo_ revista #15, de 16 de abril de 2021.

Assine nossa newsletter!

Conteúdo exclusivo e 100% autoral, direto no seu email.


Me siga também no Twitter, a minha rede social preferida, em @souogalo.


Contribua!

Antes de você sair…. Tudo o que você lê, ouve e assiste aqui no Papo de Galo é essencialmente grátis. Inclusive o que escreve em outros lugares vêm pra cá, sem paywall. Mas vem muito mais pela frente! Os planos para criar cada vez mais conteúdo exclusivo e 100% autoral são muitos: a Papo de Galo_ revista é só o primeiro passo. Vem por aí podcasts, vídeos, séries… não há limites para o que pode ser feito! Mas para isso eu preciso muito de sua ajuda.

Você pode contribuir de diversas maneiras. O mais rápido e simples: assinando a newsletter. Isso abre a porta pra gente chegar diretamente até você, sem cliques adicionais. Tem mais. Você pode compartilhar este artigo com seus amigos, por exemplo. É fácil, e os botões estão logo aqui abaixo. Você também pode seguir a gente nas redes sociais (no Facebook AQUI e AQUI, no Instagram AQUI e AQUI e, principalmente, no Twitter, minha rede social favorita, AQUI). Mais do que seguir, participe dos debates, comentando, compartilhando, convidando outras pessoas. Com isso, o que a gente faz aqui ganha mais alcance, mais visibilidade.

Livros!

Ah! E tem também os meus livros! “Futebol é uma Matrioska de Surpresas” (2018), com contos e crônicas sobre a Copa do Mundo da Rússia, está em fase de finalização de sua segunda edição. Além disso, em dezembro de 2020 lancei meus 2 livros novos de contos e crônicas, disponíveis aqui mesmo na minha loja virtual: “A inescapável breguice do amor” e “Não aperte minha mente“.

Apoie: assine a Papo de Galo!

Mas tem algo ainda mais poderoso. Se você gosta do que eu escrevo, você pode contribuir com uma quantia que puder e não vá lhe fazer falta. Estas pequenas doações muito ajudam a todos nós e cria um compromisso de permanecer produzindo, sem abrir mão da qualidade e da postura firme nos nossos ideais. Com isso, você incentiva a mídia independente e se torna apoiador do pequeno produtor de informações. E eu agradeço imensamente. Aqui você acessa e apoia minha vaquinha virtual no no Apoia.se.


Ver Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail jamais será publicado.

© Papo de Galo, desde 2009. Gabriel Galo, desde 1982.