Foi com um pouco de atraso. Em vez da tradicional sexta-feira, a edição #13 da Papo de Galo_ revista sai com um gigantesca sensação de alívio. Porque, hei de confessar, foi uma edição trabalhosa, cansativa, mas com uma riqueza ímpar de contexto e informação.
A correria foi catalisada pela decisão monocrática de Edson Fachin do dia 8 de março, que anulou as condenações de Lula no âmbito da Lava-Jato. Havia uma pauta definida para a edição: falar sobre as táticas de comunicação do bolsonarismo. Mas a urgência do tema provocou um reboliço danado, adiando parte da pauta para futuras edições, embora nesta ainda tenhamos a entrevista com Idelber Avelar e um ensaio sobre a evolução da identificação do comportamento online ao chamado à ação raivosa nas redes, passando pelo processo de personificação de premissas autoevidentes.
Então Lula vira o ponto central. Figura política de maior impacto no Brasil há pelo menos 30 anos, a decisão de Fachin, embora não encerre o ciclo de investigações contra o petista, o restitui direitos políticos e cria, finalmente, uma possibilidade de extrair de Bolsonaro o controle da pauta política, estabelecendo equiparação no duelo de narrativas – com a vantagem que o petista oferece algo que Bolsonaro parece ser incapaz de fazer: conforto e bom senso.
Somos 6 colunistas com textos nessa edição. Ensaios, crônicas, artigos de opinião e jornalismo literário compondo uma edição que consideramos das mais completas em termos de conceituação e contexto que já publicamos.
Bora ler?
Ou tenha a experiência da física na versão online
_ EDITORIAL
_ DISCURSO AUTOEVIDENTE
_ STF, LULA E SEUS EFEITOS
_ JORNALISMO LITERÁRIO
_ CRÔNICAS
Leia online!
Abaixo, a versão para melhor visualização no celular.
Ah! Fica melhor escolher opção de modo de apresentação, ok? Basta clicar no ícone >> do lado direito da barra superior e escolher a opção “Modo de apresentação”.
[wonderplugin_pdf src=”https://papodegalo.com.br/wp-content/uploads/2021/03/013-Duelo-de-narrativas.pdf” width=”100%” height=”900px” style=”border:0;”]A Papo de Galo_ revista é uma publicação que quer estimular o debate. Portanto, sinta-se à vontade para entrar em contato e me contar o que achou da edição, do tema manifestação, resistência e democracia, da abordagem e análise, como a revista pode melhorar, e o que mais você achar pertinente. Me manda uma mensagem no [email protected], que eu terei o maior prazer em ler o que você tem a dizer!
E se você puder, espalhe a revista por aí para que mais gente tenha acesso!
Se você recebeu chegou até aqui, mas não está cadastrado na minha newsletter, aproveite e se inscreva agora mesmo! Assim você recebe os avisos de novos conteúdos diretamente no seu email, uma vez por semana.
Me siga também no Twitter, a minha rede social preferida, em @souogalo.
Contribua!
Você pode contribuir de diversas maneiras. O mais rápido e simples: assinando a newsletter. Isso abre a porta pra gente chegar diretamente até você, sem cliques adicionais. Tem mais. Você pode compartilhar este artigo com seus amigos, por exemplo. É fácil, e os botões estão logo aqui abaixo. Você também pode seguir a gente nas redes sociais (no Facebook AQUI e AQUI, no Instagram AQUI e AQUI e, principalmente, no Twitter, minha rede social favorita, AQUI). Mais do que seguir, participe dos debates, comentando, compartilhando, convidando outras pessoas. Com isso, o que a gente faz aqui ganha mais alcance, mais visibilidade.
Livros!
Ah! E tem também os meus livros! “Futebol é uma Matrioska de Surpresas” (2018), com contos e crônicas sobre a Copa do Mundo da Rússia, está em fase de finalização de sua segunda edição. Além disso, em dezembro de 2020 lancei meus 2 livros novos de contos e crônicas, disponíveis aqui mesmo na minha loja virtual: “A inescapável breguice do amor” e “Não aperte minha mente“.
Apoie: assine a Papo de Galo!
Mas tem algo ainda mais poderoso. Se você gosta do que eu escrevo, você pode contribuir com uma quantia que puder e não vá lhe fazer falta. Estas pequenas doações muito ajudam a todos nós e cria um compromisso de permanecer produzindo, sem abrir mão da qualidade e da postura firme nos nossos ideais. Com isso, você incentiva a mídia independente e se torna apoiador do pequeno produtor de informações. E eu agradeço imensamente. Aqui você acessa e apoia minha vaquinha virtual no no Apoia.se.